"Quem tem uma mão de amigos é felizardo"
jun
21
"Quem tem uma mão de amigos é felizardo".
Essa frase conheci há muitos anos e aprendi o verdadeiro valor de uma amizade sincera, daquelas que passam anos mas quando há um reencontro, o abraço é proporcional a distância. Há verdades, transparências, liberdade...
A palavra "sincera" vem do latim e seu significado é "sem cera". Como na antiguidade os vasos que eram transportados por grandes distâncias para serem comercializados muitas vezes se quebravam durante o transporte, tinham suas trincas preenchidas por uma cera que fazia o papel de remendo. Muitos compradores eram enganados, mas os "espertos" provavam a qualidade do produto ao calor intenso. Se derretesse, as trincas apareciam. Simples!
Ao longo de minha metade de vida vivida, pude constatar que não temos uma multidão de amigos e sim uma infinidade de colegas. Amigo é outra conversa!
Ao longo de minha metade de vida vivida, pude constatar que não temos uma multidão de amigos e sim uma infinidade de colegas. Amigo é outra conversa!
Amigo sabe ouvir, ainda que a mesma história seja repetida um "zilhão" de vezes. Amigo sofre junto e chora junto. Amigo reparte até dor de dente. Também descobri que não sou amiga de muitos...
Ser amigo é tarefa árdua porque exige comprometimento, tempo, interesse, ser "sem cera". Ser amigo tem um preço e as vezes dói. Pode até rolar um descontentamento, mas jamais o divórcio. Se chegar nesse ponto é porque acabou o respeito. Aí, o vaso está bem trincado e cheio de ceras!
Eu sou felizarda: tenho uma mão de amigos!
Se faltar dinheiro, posso pedir pra alguém. Se faltar espaço, logo me ajeito em um canto qualquer. Se faltar ombro, só dar um oi e chorar, ou rir...
Ter amigos é bom, mas melhor ainda é saber que, se sobrar na mão somente um dedo amigo, pode ter certeza que esse é o Deus verdadeiro.
1 comentários:
Muito legal o texto! Amigos verdadeiros são artigos espécie em extinção... mas ainda existem. Basta apenas saber procurar.
Valeu!
Postar um comentário